A PREFEITURA MUNICIPAL DE LASTRO abre inscrições para o Cadastro Cultural da Lei Paulo Gustavo (Edital 01 - "PROEZAS DO LASTRO" | Edital 02 - "TITICO PRETO")
EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2023 PARA A CONCESSÃO DE FOMENTO A PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS (LASTRO - PB)
O Objeto do presente EDITAL Nº 001/2023 – “PROEZAS DO LASTRO”, é a promoção e valorização dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Cultura no Município de Lastro, Estado da Paraíba, por meio de Processos de Fazeres Artísticos e Culturais, voltados para os diversos memoriais da vida lastrense, no contexto de Resgate, Ressignificação, Registro e Compartilhamento Histórico e Cultural local, na forma do inciso I, do Art. 6º da Lei Paulo Gustavo – LPG.
EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2023 PARA A CONCESSÃO DE FOMENTO A PRODUÇÕES DE ARTES DIVERSAS (LASTRO - PB)
O Objeto do presente EDITAL Nº 001/2023 – Desportista FRANCISCO CELESTINO DE APULA “TITICO PRETO”, é a promoção e valorização dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Cultura no Município de Lastro, Estado da Paraíba, por meio de Processos de Fazeres Artísticos e Culturais, voltados para os diversos memoriais da vida lastrense, no contexto de Resgate, Ressignificação, Registro e Compartilhamento Histórico e Cultural local, na forma do §9º, do Art. 8º da Lei Paulo Gustavo – LPG.
As informações abaixo são do Ministério da Cultura. Todos os links direcionam para Página Oficial (.gov.br) da Lei Paulo Gustavo.
Sobre a Lei Paulo Gustavo
A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022) dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da covid-19.
Ela prevê o repasse de R$ 3,862 bilhões a estados, municípios e ao Distrito Federal para aplicação em ações emergenciais que visem a combater e mitigar os efeitos da pandemia da covid-19 sobre o setor cultural.
Quem foi Paulo Gustavo
Paulo Gustavo nasceu em Niterói (RJ), em 30 de outubro de 1978. Ganhou visibilidade enquanto artista ainda durante a sua formação, na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL): no final de 2004, fez parte da peça Surto. À época, apresentou a personagem dona Hermínia, a mais icônica entre as suas criações.
Com a formatura na CAL, em 2005, participou de outros projetos em teatro e televisão. Em 2006, estreou a obra teatral que lhe daria notoriedade em todo o Brasil: o monólogo Minha Mãe É uma Peça, que, posteriormente, recebeu outras versões e uma adaptação para o cinema.
Artista de trajetória brilhante, construiu e interpretou outros personagens marcantes ao longo de sua carreira. Por meio da Senhora dos Absurdos (220 Volts), de Aníbal (Os Homens São de Marte... E é pra Lá que Eu Vou! e Minha Vida em Marte), Valdomiro (Vai que Cola), Paulo Gustavo levou o riso e a alegria a milhões de brasileiras e de brasileiros.
Faleceu precocemente em 4 de maio de 2021, por complicações devido à Covid-19. Deixou família, amigos e um legado formidável para a arte e a cultura nacionais.
Fonte: Ministério da Cultura
Página Oficial da Lei Paulo Gustavo
Acesse: Página Oficial (.gov.br) da Lei Paulo Gustavo no Portal Oficial do Ministério da Cultura.
Instagram @minc
Instagram Oficial do Ministário da Cultura
Acesse @minc
Tweets de @CulturaGovBr
Tweeter Oficial do Ministário da Cultura
Acesse @CulturaGovBr